top of page
  • Foto do escritorGUSTAVO DIAS

8 ideias para acabar com seu Bloqueio Criativo

Todas as pessoas passam por períodos de bloqueio criativo. Se você ainda não passou, vai passar. Acredite em mim. Isso acontece sempre por aqui!

Por isso, vou organizar algumas ideias que vão destravar a sua mente. Desbloqueio sua mente em 8 passos ou devolvo seu dinheiro de volta. Mentira! É gratuito.


Esse conteúdo vale para profissionais de criação e artistas, mas também para aqueles que acreditam não precisar de criatividade.


Você já se pegou diante de um problema sem enxergar uma solução? É disso que estou falando. Resolver problemas mais facilmente é uma habilidade valiosa.


Todas as pessoas precisam de Criatividade. Ser criativo é ter a capacidade de resolver problemas comuns e incomuns de uma forma ainda não pensada.


Você já se sentiu exausto? O bloqueio criativo nada mais é que um momento de exaustão. Sua mente não consegue mais propor alternativas diferentes porque não há espaço para as ideias circularem. É como se a sua engrenagem mental ficasse travada.


O que você faz quando uma engrenagem trava? Tenta reiniciá-la, lubrifica com óleo ou dá um tranco. Não é? O que eu trago aqui é um combo de tudo isso.



Todas as vezes em que estiver bloqueado mentalmente, recorra a essa lista de ideias. Inevitavelmente, uma delas vai virar sua chave mental e você vai voltar a produzir.

  1. Durma assim que puder. Esqueça que precisa agir. Descanse a mente. Faça isso fora do horário habitual. Quando acordar, anote o que se lembrar do seu sonho;

  2. Cozinhe uma receita que ainda não fez. Sabe aquela que a Rita Lobo ensinou? Pois é. Pode ser a do Rodrigo Hilbert também. Ah! Anote a receita em um caderno próprio;

  3. Ligue a TV aberta e passe por todos os canais. Um a um. Levando pelo menos um minuto em cada um deles. Observe e anote em duas linhas o que vê em cada um;

  4. Faça um percurso diferente para o trabalho. Se você vai de carro, vá a pé. Você usa uma mesma rota todos os dias? Desafie o waze. No trajeto, preste atenção a tudo e todos. Chegando, escreva o que se lembrar;

  5. Ligue para um parente idoso querido. Não mande mensagem. Não mande um áudio. Pegue o telefone, de preferência o fixo, e ligue. Gaste o tempo que for no papo e, anote suas impressões;

  6. Arrume o seu guarda-roupa. Abra as portas, tire as roupas do interior e coloque em cima da cama. Depois de reorganizá-las, escolha as três preferidas. Escreva o motivo de gostar delas;

  7. Saia no portão de casa ou se debruce na janela. Gaste meia hora nesse exercício. Observe o que ocorre. Escreva com detalhes tudo o que vê;

  8. Faça uma entrevista com um familiar ou amigo próximo. Escreva perguntas que nunca fez. Peça que responda ao vivo. Faça uma live, uma ligação ou grave presencialmente;

Quando preciso romper um bloqueio criativo, tenho de reiniciar a minha mente. Cada uma dessas ideias é pensada para que os mecanismos e gatilhos mentais possam entrar em harmonia de novo.


O restart mental só acontece quando damos início a um outro processo criativo, ou seja, quando começamos a pensar sobre algo novo, de uma maneira nova. Para isso, é preciso limpar a mente e, só então, apresentar um desafio.


Como bônus, assista a esse vídeo com ideias rápidas e legais. Esses conteúdos geralmente nos desconectam do que estamos pensando no momento. Isso porque apresentam uma série de truques que sobre os quais ainda não tínhamos pensado.


Espero que esse artigo ajude a dar uma chacoalhada na sua mente. Faça os exercícios e me conte o resultado. Tenho certeza de que os seus processos criativos voltarão a fluir.


 


Gustavo Dias


Mestre em Comunicação Social e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do Grupo de Imagem e Sociabilidade da UFMG. Escreve sobre política, suas estratégias e comunicação.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page