top of page
  • Foto do escritorGUSTAVO DIAS

10 músicas (com mensagens) para escutar de verdade e ser mais criativo

Qual foi a última vez que você escutou uma música?


Não responda com pressa! Pense novamente. Eu não perguntei quando você ouviu, mas quando você escutou uma música.


Os tempos andam tão corridos que ouvimos música no chuveiro, lavando a louça, a caminho do trabalho... Eu, por exemplo, estou de fones de ouvido enquanto escrevo.

É a minha forma de me concentrar.


Mas a minha pergunta é: Quando você parou para apreciar, escutar, sentir uma música de verdade? Lembra da última vez que algumas notas fizeram o seu corpo todo arrepiar?



A música exerce poderosa influência sobre nosso corpo e nossa maneira de pensar. Elas podem nos deixar alegres ou tristes em apenas alguns minutos.


Ouvir uma música poderosa pode transformar o seu dia por completo. Eu tenho uma playlist particular. Com ela eu inicio os meus dias de projeto criativo. Sempre que preciso de uma solução nova, é a ela que eu recorro.


Ultimamente, tem me incomodado a falta de letra, de mensagem, de conteúdo nas composições. Não só a mim. Veja o que disse o Emicida recentemente em entrevista para o portal G1:


"Há um esvaziamento no que diz respeito à poética, à letra. E eu sou um letrista, eu sou um compositor. Se a gente olhar para as 10 músicas mais tocadas, há sim um esvaziamento de conteúdo. Há uma desconexão inclusive com a linha de raciocínio pela qua a nossa poesia sempre se orientou. E isso para mim é perigoso porque ela dilui a percepção do novo público a respeito da grandiosidade poética do próprio país. "

[Emicida]


Também acredito muito nisso. Então, separei dez músicas muito fortes, de vários estilos musicais. Se você permitir, elas vão te envolver e te abraçar como um cobertor quentinho em um dia chuvoso.


Abra o seu coração e limpe seus ouvidos e eu prometo que o seu dia vai mudar.


Respire, prepare-se, livre-se das distrações, coloque um bom fone de ouvido ou aumente o volume ao máximo e acomode-se. A nossa viagem vai começar!


  • Um Pouco Mais de Fé - Falamansa (Forró) - Meu escudo é o pensamento bom, nada me atinge / Eu não tenho medo não, tenho o santo forte / E na janela o vento bate / Dizendo que nunca é tarde pra viver...



  • Carnavália - Tribalistas (MPB) - Vem pra minha ala que hoje a nossa escola vai desfilar / Vem fazer história que hoje é dia de glória nesse lugar / Vem comemorar, escandalizar ninguém / Vem me namorar, vou te namorar também / Vamos pra avenida, desfilar a vida, carnavalizar...


  • Evidências - Chitãozinho e Xororó (Sertanejo) -Quando eu digo que deixei de te amar / É porque eu te amo / Quando eu digo que não quero mais você / É porque eu te quero / Eu tenho medo de te dar meu coração / E confessar que eu estou em suas mãos / Mas não posso imaginar o que vai ser de mim / Se eu te perder um dia...


  • Is this Love? - Bob Marley (Reggae) - I wanna love you and treat you right / I wanna love you every day and every night / We'll be together with a roof right over our heads / We'll share the shelter of my single bed / We'll share the same room, yeah, but jah provides the bread...



  • Sujeito de Sorte - Belchior (MPB) - Presentemente eu posso me considerar um sujeito de sorte / Porque apesar de muito moço, me sinto são e salvo e forte / E tenho comigo pensado, Deus é brasileiro e anda do meu lado / E assim já não posso sofrer no ano passado / Tenho sangrado demais, tenho chorado pra cachorro / Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro...




  • Blues Calado - Tati Portela (Blues) - De que adianta viver sossegada se falta um pedaço de mim? / Eu estou vivendo assim, não tão, não tão, não tão feliz sem você aqui / E agora o que eu faço? Sem teus afagos / Meu tom se faz no teu compasso / Meu corpo pede o teu abraço...


  • Não Enche - Caetano Veloso (Tudo) - Me larga, não enche / Você não entende nada / E eu não vou te fazer entender / Me encara, de frente / É que você nunca quis ver / Não vai querer, nem vai ver...




Essas variadas músicas, dos mais diversos tipos e estilos, têm algo em comum: Uma mensagem, letra, ideias sobre as quais se refletir.


Poderosas mensagens como essas, quando permitimos, entram pelos ouvidos e acessam conteúdos do âmbito do inconsciente e alteram nosso estado mental.


Talvez você tenha passado por esse artigo sem clicar em nenhum link. Pode ser que você não tenha ouvido nenhuma dessas músicas. Por isso, faça um favor a você mesmo: Volte!


Abra, ouça e encante-se! Deixe o seu corpo todo se arrepiar. Depois, volte aqui e me diga o que achou. Combinado?




 


Gustavo Dias


Mestre em Comunicação Social e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do Grupo de Imagem e Sociabilidade da UFMG. Escreve sobre política, suas estratégias e comunicação.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page